Por que defendo o impeachment?

Porque_Defendo_O_Impeachment
 .
A abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff será votada hoje no plenário da Câmara dos Deputados. Embora já tenha me manifestado anteriormente em favor do impeachment, inclusive participado das grandes manifestações de março, outra vez volto a explicar as razões pelas quais acredito que o impeachment é necessário e justo. Caso concorde com os pontos que eu levanto aqui, não deixe de compartilhar esse post para os seus amigos. Hoje pode ser um dia decisivo para o nosso país e precisamos entender o por quê!
 
RAZÃO JURÍDICA. Para mim, as “pedaladas fiscais” têm nome e sobrenome: são fraudes contábeis de grande gravidade. E nunca feitas em igual proporção por nenhum outro governo. Dilma, intencionalmente, descumpriu o espírito da Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando mais do que devia e enganando o eleitor sobre a situação econômica do país na última eleição. Por esses e por outros equívocos, a economia perdeu confiança internacional, os bancos públicos passaram a servir a um só partido e a crise se potencializou, culminando na pior recessão econômica da história do Brasil. Enxergo, portanto, que houve sim crime de responsabilidade. Há legitimidade e legalidade no impeachment, que de golpe não tem nada.
 
RAZÃO POLÍTICA. Para mim, Dilma fracassou de maneira irreversível. Ela falhou ao fazer uma aliança com os piores: os mais retrógrados, os mais corruptos, os mais autoritários, os com as piores ideologias. Além do mais, Dilma falhou como gestora. Na presidência do Conselho da Petrobras e, depois, na presidência da república, por exemplo, ou foi incompetente ou foi cúmplice da corrupção bilionária que ocorria. Dilma também se mostrou totalmente incapaz de unir o país. Desde sua apertada vitória, não demonstrou humildade, coragem ou vontade de dialogar com a sociedade. Somente agora – à beira do impedimento! – promete um “pacto”. Ninguém acredita mais. O governo Dilma não tem proposta para o Brasil, tem proposta apenas para se manter no poder. Dilma traiu o país com promessas mentirosas e com sua presença o povo é incapaz de se unir novamente. Se Dilma seguir presidente, a crise só se estenderá. Até porque seu mandato continuará por um fio, sob ameça de cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral, que atualmente investiga se ela se beneficiou de dinheiro sujo na campanha.
 
RAZÃO MORAL: Tenho convicção de que Dilma sempre soube de tudo, bem como o ex-presidente Lula. Isso é uma opinião pessoal, mas eu realmente acredito na delação de Delcídio do Amaral, seu ex-líder de governo. Acredito que Lula permitiu que roubassem o Brasil – portanto, que roubassem as nossas riquezas e nosso futuro descaradamente. E pior: tenho cada vez mais convicção de que, como todo mau caráter, Lula se beneficiou desse roubo pessoalmente. Se tudo isso for verdade, como parece, é lógico imaginar que ele nunca poria na presidência alguém que não concordasse também com essas práticas. Alguém que, em resumo, também não estivesse interessado em mantê-las. Por isso desconfio tanto da índole presidente Dilma. Que, aliás, ao nomear Lula ministro, acabou reforçando ainda mais as minhas desconfianças. Ela agiu propositadamente visando a obstrução da justiça. As gravações deixam isso claro. E, como diz o ditado, quem não deve não teme.
 
É por tudo isso que defendo o impeachment. Se minha luta é por um país mais justo, empreendedor e livre, essa luta começa pela deposição da presidente. Não porque seja o caminho mais agradável ou menos traumático, pois não é. Mas tão somente porque é o caminho necessário a ser tomado antes que o Brasil pegue fogo de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *