Aceitei o desafio e, sim, sou pré-candidato a vereador em 2016: a vida requer coragem!

Meus caros amigos,

Tenho me lançado ao longo dos últimos anos em uma série de diferentes projetos e desafios. Todos eles foram e continuam sendo associados a buscar compreender, contribuir, colaborar ou representar o Brasil e o Rio aonde fosse possível. Sendo bastante sincero, essa tem sido bem mais do que uma atividade paralela à minha vida acadêmica: trata-se, na verdade, da principal motivação que tenho desde a hora que acordo até a hora que vou dormir.

Por uma questão de justiça, porém, preciso admitir que todas essas iniciativas também muito me agregam enquanto pessoa. Suar a camisa por um trabalho voluntário, ter virado noites para representar os estudantes da minha universidade e, posteriormente, todos os estudantes de Relações Internacionais do país foram experiências que também valeram como treinamento. Exercitei minha capacidade de liderança, de trabalhar em equipe, de compreender as pessoas e, sobretudo, de empreender.

Ao participar de vários eventos, palestras e seminários por todo o país, não saiu mais da minha cabeça a famosa frase do economista austríaco Ludwig von Mises: “Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão”. Cada vez mais nós brasileiros percebemos a importância da educação. E não estou me limitando apenas à educação formal. Nós precisamos, queremos e imploramos por novas ideias. Elas – e somente elas – trarão luz a novas práticas, hábitos e valores que revitalizarão, de fato, a nossa sociedade e as novas gerações.

Mas passei a sentir ainda que é preciso fazer mais. Muito mais. Em uma situação de crise econômica, política, quiçá moral que estamos vivendo, cruzar os braços e se contentar com nossas modestas contribuições não pode ser o suficiente. Precisamos, na verdade, nos atirar. Vivenciar a vida pública com ardor, paixão e coragem. Sermos intolerantes com o mau caminho, com o errado e com o “meio errado”. Ocuparmos os espaços para que eles, jamais, voltem a ser ocupados por quem nada quer com a sociedade. A democracia já foi conquistada. Nosso desafio é fazer valê-la. Precisamos empreender os nossos esforços para que o Brasil e o Rio se tornem bem mais do que lugares melhores: para que sejam lugares efetivamente admiráveis.

foto-pedro

Guimarães Rosa, em uma das minhas citações prediletas, disse que o que a vida quer da gente é coragem. Inspirado nisso e nesse momento estranho que vivemos, faz mais ou menos um ano que comecei a consultar meus mais próximos amigos, colegas e familiares sobre a possibilidade de lançarmos uma candidatura de renovação para a Câmara de Vereadores do Rio no final do ano. Ouvi tanto conselhos valiosos quanto alertas preocupantes de quem tem medo da política. E, em um retiro de aproximadamente um mês, refleti cautelosamente sobre o tamanho desse desafio. Estaria eu preparado? Há chances de se obter uma vitória falando de assuntos como empreendedorismo, liberdade, inovação?

A resposta que ouvi é que sim. Que mesmo sendo um sonho difícil, seria possível e empolgante fazê-lo realidade. A turma foi aumentando. Um amigo falou para o outro que falou para outro e, como uma bola de neve, uma maravilhosa e plural equipe se formou. Cada vez mais ideias foram chegando. A pré-candidatura deixava, assim, de ser uma hipótese vaga e passava a ser um projeto vivo moldado na esperança dos meus amigos. Construída por um time de cariocas motivados, idealistas e sonhadores, não movidos por um projeto de poder que sonhamos, mas por um projeto de cidade e de sociedade. A mim, caberia o desafio de ser o porta voz desse projeto, chutar a bola para o gol. De quebra, representar uma juventude que sabe falar sério, mas que sabe empreender e sabe o valor de cada coisa.

Por isso, tenho o enorme orgulho de lançar agora, aqui, para vocês, minha pré-candidatura à vereança do Rio, cidade aonde nasci, fui criado, que sou apaixonado. Ser carioca é um privilégio de Deus. A possibilidade de ser vereador será um privilégio do destino. Mas participar desse processo é uma questão de escolha. Que essa pré-candidatura, ao longo das próximas semanas, torne-se uma candidatura vigorosa, cheia de energia e vontade de mudar o Brasil e o Rio. Vamos fazer valer a nossa democracia. Vamos botar a mão na massa.

Caso se interesse em participar desse projeto, fale comigo diretamente pelo e-mail: pedro@pedrorafael.com.br

Conto com o apoio de vocês,
Pedro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *